17 fevereiro 2017

[Resenha] Simon vs. a agenda Homo Sapiens




                    Simon vs. a agenda Homo Sapiens da autora Becky Albertalli é aquele livro fofo que te faz rir e ao mesmo tempo pensar na vida.
                    Simon tem 16 anos, estuda em Creekwood Hight School,vive com seus pais e tem duas irmãs (uma vive na faculdade e a outra ainda divide o mesmo teto).
                    Uma história sobre um adolescente e seus medos, mas temos um acréscimo, Simon é gay e não teve coragem de contar a ninguém com exceção de Blue seu amigo virtual, que supostamente também estuda na mesma escola que ele e compartilha do mesmo medo de "sair do armário", importante lembrar que Simon não sente vergonha de ser gay, ele simplesmente fica esperando encontrar uma maneira de contar.
                    Sua vida seguia normal até que Martin Addison, chama Simon para conversar dizendo que ele esqueceu seu email "fake" aberto no computador da biblioteca, ele tomou conhecimento e resolveu tirar alguns prints da conversa (alerta CHANTAGEM).
                    A partir deste ponto Simon tem a missão de apresentar Martin a Abby Suso ou seu segredo pode ser apresentado a toda escola.

                    Agora vocês já foram apresentados a um resumo da vida de Simon e do problema que ele vai enfrentar pela frente, vamos conversar sobre o geral do livro, se você ainda não leu talvez seja melhor ler primeiro e depois voltar, mas não terá spoiler a seguir, talvez só te ajude a matar a charada.

                    Gente quando eu descobri quem era Blue fiquei WTF?!, mas ai fiz uma leitura exploratória e fiquei de boca aberta a autora meio que da pistas o tempo todo, a tapada aqui crusheou com todos possíveis menos com quem devia. O próprio Simon fala em determinado momento sobre um personagem que aparentava ser muito inteligente e barulhento no cérebro dele e foi essa impressão que tive, já que achava os email de Blue muito mais animado do que a pessoa.
                     Pais de Simon: são maravilhosos, vamos descobrir que com eles tudo vira um evento barulhento, como em uma conversa com sua irmã, na família deles todos são obrigados a sair do armário para contar sobre algo.
                    Melhores amigos de Simon: temos Nick, Leah e chegando agora Abby. Nick e Leah apesar de serem melhores amigos  eles possuem tipo um pacto nunca feito de nunca falar de x coisas (confuso? claro!), mas dava certo e Simon se sentia agradecido por isso.
                    Amigos: abaixo dos melhores amigos temos os amigos da hora do almoço e os amigos dos amigos, Morgan e Anna, Bram Greenfeld e Garret.
                    Equipe de teatro: boa parte da história de Simon se passa nos ensaios da escola para apresentação de uma peça, vamos conhecer vários nomes de alunos (que na minha cabeça não possuem rosto, a maioria é figurante) e a professora a Sra. Albright (não é dizer que ela tenha muitos falas, mas deixemos aqui uma salva de palmas para ela, porque ela merece 👏👏👏).
                    Oreolândia: na minha opinião foi a melhor parte do livro, melhor conversa, melhor tudo. todos os prêmios para Oreolândia.
                   
                    Vale a pena ser lido, caso você goste de livros sobre a vida de adolescentes, sua escola, namoro e etc. Agora caso você não goste muito desses temas talvez não te agrade muito o livro, mas vale ser lido para acompanhar os preconceitos que um adolescente normal pode sofrer por apenas ter uma orientação sexual diferente da maioria da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário