14 fevereiro 2017

[Livros Abandonados] Ladrão de Almas



     Essa é a minha primeira resenha sobre o assunto. Resolvi falar sobre esse tema porque sempre temos aquele livro que, em um dado momento, resolvemos desistir de tudo e não aguentamos mais. Mesmo fazendo uma força colossal para continuar, tem hora que não dá mais. Esse livro, pra mim, foi Ladrão de Alma, de Alma Katsu
     Sou o tipo de pessoa que evita ao máximo abandonar qualquer leitura que esteja fazendo. Por isso acabo sempre lendo de tudo e de todos os gêneros. Contudo, na época que o li, foi uma experiência muito estranha. Lembro até hoje do meu pai chegando com ele:  havia ido em uma livraria e resolveu me presentear. Lembro dele falando que pediu ajuda para a vendedora, que indicou o livro, falando que era um dos mais vendidos do momento.
     Quando cheguei em casa o guardei para ler assim que acabasse o livro que estava lendo (o qual nem lembro agora). O início do livro parecia interessante, fiquei curiosa e li noite adentro, afinal costumo começar novos livros a noite. De acordo os capítulos foram passando, o suspense deu lugar a um novo estilo narrativa, como um livro que conta as aventuras de um personagem. Até aí eu fiquei tipo, ah ok, a protagonista está contando sua história, faz sentido. Com essa mudança e esse novo foco, comecei a achar a protagonista boba. Aos poucos a história foi ficando cada vez mais maçante.
     Até que, depois de ter finalmente mudado de vida e conseguido se erguer (através de muitas cópulas), eis que nossa protagonista volta a fazer besteiras e jogar tudo a perder. Achei uma reviravolta sem sentido, embora totalmente esperada. O livro perde o mistério para dar lugar a uma narrativa previsível, com uma protagonista pouco cativante. Copular sem dúvida nenhuma foi a palavra mais usada naquele livro. Levando em conta a história, você até entende que certas vezes seria necessário, contudo a autora acaba usando isso como forma de manter o leitor interessando, e acaba exagerando.
     Quando estava faltando apenas umas 60 páginas para finalizar o livro, descobri que não aumentava mais a narrativa, mesmo estando me forçando a continuar desde a metade mais ou menos. O livro tinha perdido todo o encanto pelo qual me apaixonei nas primeiras páginas. Os personagens pareciam não ter uma personalidade definida, o que fazia com que você não sentia apreço por nenhum deles. Talvez um dia eu volte e termine o livro, quem sabe a minha visão mude. Tenho curiosidade para terminar, mas apenas porque não gosto de abandonar leituras, não por uma vontade de dar uma segunda chance em si.



E vocês, já leram o livro? Qual a sua opinião? Quais livros já abandonara? Conta para a gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário