29 janeiro 2017

[Resenha] Summer Wars


      Summer Wars é um mangá de Mamoru Hosoda compilado em três volumes. É uma adaptação de uma animação Japonesa que quase concorreu ao Oscar em 2011.


     Ele conta a história de Kenji, um típico estudante tímido do Ensino Médio. Suas únicas paixões são a matemática e Natsuki. Depois de se sentir frustrado por não conseguir representar o Japão nas olimpíadas mundiais de matemática, ele e seu amigo pegam um trabalho de verão no servidor de Oz, uma espécie de realidade virtual que coordena toda a forma de tecnologia do mundo real, servindo como uma extensão virtual dele. 

     Tudo ia relativamente normal quando ele recebe uma proposta inusitada: trabalhar para Natsuki nas férias de verão. Depois de aceitar o emprego, ele e ela viajam para um vilarejo no interior do Japão, onde ele descobre que seu emprego consiste em fingir ser seu noivo perante a toda a família Jinnouchi. Para piorar a sua situação o servidor Oz é Hackeado e Kenji é apontado como principal suspeito. 



     Um mangá gostoso de se ler, onde o autor não abandona nenhum personagem, desenvolvendo todos e dando a devida importância para cada um. Isso evita que que história deixe pontas soltas e personagens sem nexo. Ainda não vi a animação, por isso não posso falar sobre fidelidade. Contudo julgando pelo nível de qualidade, acredito que se equipare ao sucesso do filme, conseguindo honrar o nome. Os traços são bem detalhados e o Manga tem um aspecto "limpo".





      Mesmo com uma premissa que possa parecer um tanto infantil, o Manga é um Seinen, o que mostra uma abordagem  madura da história. Ele também envolve muito mais do que limpar o nome de Kenji e deter o hacker- envolve familia, mostrando seus dramas e como superá-los. 


     Aborda sentimentos familiares, frustrações, o peso de carregar uma história milenar em seu sobrenome o desejo de ser reconhecido. Mostra que nenhuma família é perfeita, mas que o desejo de proteger uns aos outros é o que mantém tudo nos eixos. Uma história que consegue envolver mistérios, faz rir e emociona.


             (Arte das capas publicadas pela editora JBC)


   
     O mangá foi lançado no Brasil pela editora JBC. Então, para aqueles que quiserem adquirir a obra, pode-se procurar em lojas especializadas ou sites como MercadoLivre. Ele também pode ser facilmente encontrado para leitura online, em sites de Scan ou App.



 E ai, gostou? Teve alguma dúvida? Conta pra gente e não deixa de comentar a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário