23 janeiro 2017

A palavra que veio do Sul




Helena Maria, Leninha para os íntimos cresce em um ambiente diverso, talvez até atípico ou quem sabe até normal demais.
O livro A palavra que veio do Sul é narrado por Leninha e aparenta acompanhar seu crescimento ao longo de alguns anos.
Leninha mora com sua mãe Helena uma astróloga que acredita no que faz de corpo e alma, junto com Matilde seu manequim, que tem uma cabeça de isopor e guarda roupa próprio feito por Leninha.
No dia a dia da família vamos conhecendo outros personagens: como o Seu Wanderley um cliente antigo que se tornou amigo da família e toma conta de Leninha quando necessário e em troca recebe o seu mapa de graça, Rosa Fernanda a diarista da família que demonstra ter problemas com álcool, Marisa uma amiga apaixonada por Helena e que é acadêmica de medicina, “menino” o namorado do computador de Helena, Edilberto pai de Leninha, Mirian esposa atual de Edilberto, Jonathan garoto da fazenda.
A mãe de Leninha tenta se suicidar algumas vezes ou só exagerou na dose dos remédios não consegui ter certeza na visão da nossa narradora é tudo visto com muita inocência, se observa a cena com o olhar de uma criança que em muitos momentos não faz ideia do que está acontecendo.
O pai de Leninha se casou com uma mulher rica, esta que diz ter sido pobre e que não suportaria viver essa vida de novo e a complexa vida atual dela é descansar na piscina, dar ordens aos empregados, manter os filhos bem longe dela, jogar poker e se divertir com marido com incursões durante a noite em diferentes locais da casa.
Edilberto resolve pegar a guarda de Leninha, alegando:

“ Frequentada por um velho inadimplente, uma homossexual, vários incautos que consultavam os astros e uma empregada alcóolatra. E parece que também pairava um menino, que ninguém via, mas isso já devia fazer parte do precário estado mental da dona da casa. Em vista desse ambiente precário, inteiramente impróprio e inadequado à criação de uma menina, ele vinha solicitar sua guarda e posse”.

Após esse ocorrido Leninha e Matilde vão morar na mansão de Mirian, temos o desenrolar da história incluindo viagens para uma fazenda onde Mirian e Edilberto jogam poker enquanto Leninha não tem nada para fazer.
Na fazenda Leninha conhece Jonathan (ela está ficando uma moça mesmo) e bom, melhor ler o livro para vocês saberem quem é Jonathan, se a guarda volta para mãe e outras coisitas.





Uma boa leitura, que nos ajuda e refletir sobre alguns aspectos da nossa sociedade e até mesmo a importância de se conversar com uma criança, se algumas conversas tivessem sido tidas com Matilde que rumo ela tomaria?! Afinal, ela se mostra inocente não vê malícia nas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário